-
Fórum Internacional da UIA em Baku, Azerbajão
03.07.2019
O Presidente da Ordem dos Arquitectos participou no Fórum Internacional da UIA, realizado entre os dias 7 e 9 de Junho, em Baku, Azerbaijão, dedicado ao tema Turismo de Massa e Património (Mass Tourism and Heritage).



No decorrer do Fórum realizaram-se, também, os seguintes eventos:

- Reunião do Conselho Executivo da UIA;
- Reunião Trilateral  (OA - Ordem dos Arquitectos, CSCAE-Consejo Superior dos Arquitectos Espanhóis, e CNAPCC - Consiglio Nazionale Architetti Pianificatori Paesaggisti e Conservatori);
- 1ª- Assembleia Geral Extraordinária da UIA;
- Anúncio dos vencedores do Prémio Internacional de BAKU.

Durante a reunião trilateral, as três organizações congéneres encetaram estratégias de participação e decisão referentes à reestruturação da UIA e a organização de uma possível participação conjunta no Congresso Mundial de 2020.

Relativamente à Assembleia Geral Extraordinária da UIA, foram analisadas e discutidas questões relacionadas com a reestruturação da UIA, tal como foi feito um ponto de situação sobre o próximo Congresso Mundial a realizar-se no Rio de Janeiro, em Julho de 2020.

Como conclusão do Fórum Internacional foi assinada a Declaração de Baku - Baku Decaration: Tourism and Heritage .

“Por forma a combater as ameaças ao Património, a UNESCO adoptou, em 1972, a Convenção sobre a Proteção do Património Cultural e Natural. Hoje, mais de 1.000 lugares em todo o mundo usufruem de, pelo menos, alguma protecção pelo facto de possuírem a designação de Património Mundial.
No entanto, como o turismo cresceu em escala em todo o mundo, as pressões aumentaram em muitos lugares de importância cultural, natural e histórica. Os efeitos do turismo não regulamentado põem em perigo não apenas o Património Mundial, mas também muitos bairros e aldeias - até cidades e ecossistemas naturais. As alterações climáticas também incitam esta ameaça, juntamente com a destruição deliberada do património em zonas de conflito, inclusive na República do Azerbaijão.
Esta acção conjunta marca o início de um novo e importante programa para mudar o paradigma do turismo, adoptando medidas de design sustentável, educação, inovação, comunicação e envolvimento das comunidades locais."
(...)
Consulte o documento na integra, aqui

Por fim, relativamente ao Prémio Internacional de Baku, anunciamos que Portugal conquistou os seguintes prémios nas categorias B, C e E:

B - Best project undertaken in the field of rehabilitation and reconstruction of historic buildings and sites:
Recognition certificate - The Dovecote Granary by Tiago do Vale (Portugal)

C - Best implemented restoration of historic interiors:
1st Prize - The Three Cusps Chalet by Tiago do Vale (Portugal)

E - Best project in the field of restoration and reconstruction of buildings:
1st Prize - Common Ruins - Mother Chandaniers by Tavares João (Portugal)

Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

Newsletter JA

mais

 

TERÇAS TÉCNICAS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA