-
Francisco Melo (1930-2020)
17.11.2020
A Secção Regional do Norte informou o falecimento do membro n.º 225 da Ordem dos Arquitectos, arquitecto Francisco Jaime Viana Ferrão de Figueiredo da Silva Melo.
À família e amigos a Ordem dos Arquitectos transmite sentidas condolências.

Formado na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, constituiu um escritório, em 1956, com o seu colega de curso Jorge Gigante (1919-1994) que se tornou, na segunda metade do século XX, uma referência marcante na história da Arquitectura em Portugal e que deixa um legado de grande valor em obra construída e projectada. Quando a formação de arquitecto se prolongava na escola “informal” e prática dos escritórios de arquitectura, diversas gerações de profissionais beneficiaram dos conhecimentos e capacidade pedagógica dos dois arquitectos, entre os quais Manuel Correia Fernandes, José Quintão, Manuel Mendes, José Manuel Gigante, Pedro Mendo, Conceição Melo e João Álvaro Rocha.


O acervo dos “companheiros de trabalho desde sempre”, como referiu na ocasião José Gigante, num total de 152 projectos, foi doado à Casa de Arquitectura em Julho 2019. Na oportunidade, a Casa da Arquitectura produziu um pequeno filme onde o Professor Domingos Tavares, também um dos colaboradores e "formando" do escritório, enquadra a sua obra.

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA