outros prémios internacionais
Projecto da escola de Sever do Vouga
Onze ateliers portugueses entre os finalistas para o prémio de Edifício do Ano 2014
23.01.2014
O site de arquitectura mais visitado do mundo já encontrou os finalistas para as suas 14 categorias que vão apurar o Edifício do Ano 2014 e entre os 70 nomes estão onze ateliers portugueses. Entre os escolhidos pelos leitores do ArchDaily figura Álvaro Siza e o seu quartel de bombeiros de Santo Tirso e as casas na árvore de Luís e Tiago Rebelo de Andrade no Parque das Pedras Salgadas, cujo Eco Resort foi considerado no ano passado o melhor edifício de hotelaria pelo mesmo site.

Visitado diariamente por 300 mil utilizadores únicos, o Arch Daily divulgou esta quarta-feira os candidatos à eleição dos 14 edifícios mais importantes do ano passado. Na categoria de arquitectura educativa está nomeado o atelier português Pedro Domingos Arquitectos pelo projecto da Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga e o atelier CVDB arquitectos pela Escola Secundária Braamcamp Freire na Pontinha, em Lisboa. Quanto à categoria arquitectura de saúde, entre os cinco finalistas surge o atelier Aires Mateus com as residências assistidas de Alcácer do Sal e na arquitectura de hotelaria há dois gabinetes portugueses na corrida – a Carvalho Araújo, Arquitectura e Design pelo projecto da casa de hóspedes De Lemos em Passos de Silgueiros e as casas na árvore de Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade que complementam o seu projecto para o Parque das Pedras Salgadas, onde fica o Eco Resort premiado em 2013.

Na categoria de arquitectura cultural, o atelier Future Architecture Thinking é finalista com o seu projecto para a Casa das Artes de Miranda do Corvo. Já na secção de habitação, Inês Lobo concorre com outros quatro ateliers com o projecto para 18 fogos na Banda do Bom Sucesso, junto ao lago de Óbidos. Mais um atelier português, o Consexto, está nomeado na secção de interiores pelo projecto do seu laboratório na Avenida da Boavista, no Porto. O nome mais sonante do rol de portugueses a concurso é o do Pritzker Álvaro Siza, que surge na categoria de arquitectura pública pelo seu projecto para o quartel de bombeiros de Santo Tirso. No restauro e requalificação a Tiago do Vale Arquitectos concorre com a sua transformação do chalet das Três Esquinas na zona da Sé, em Braga, a par do atelier Comoco pelo trabalho no pavilhão desportivo de Eiras, na região de Coimbra.

No ano passado foram dez os projectos portugueses finalistas na eleição que o ArchDaily realiza desde 2009 e que é feita a partir de uma listagem que inclui todos os projectos publicados no site durante o ano anterior e que depois é analisada e votada por arquitectos e visitantes registados no site. Ultrapassada esta primeira fase e encontrados os 70 finalistas em categorias tão diferentes quanto a arquitectura industrial ou a de saúde entre mais de 3500 projectos de todo o mundo, os utilizadores do site podem agora votar e decidir os vencedores, que serão anunciados a 31 de Janeiro.

Em 2013, entre os melhores 14 edifícios do mundo foi escolhido o Pedras Salgadas Eco Resort, em Vila Pouca de Aguiar, projectado pela dupla Luís Rebelo de Andrade e Diogo Aguiar e no ano anterior foram distinguidos na final a Capela Árvore da Vida em Braga, da MIMA House em Viana do Castelo e da sede da Associação Fraunhofer no Porto. Em 2011, os utilizadores do ArchDaily elegeram entre os melhores do ano o edifício da Vodafone no Porto, o bar temporário que representou a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto na Queima das Fitas e a Closet House, de Matosinhos.

Fonte: Público on-line


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA