outros prémios nacionais
-
ViaCatarina Shopping lança concurso de arte pública para fachada do edifício
08.05.2014
«Queres Fazer História?! – Propõe as tuas ideias para esta fachada emblemática do Porto». Foi este o desafio que o ViaCatarina Shopping lançou recentemente a todos os jovens artistas plásticos ou digitais, designers e arquitetos através do concurso de arte pública «VIArtes».

O objectivo deste concurso, que decorre até 31 de Maio, é «encontrar soluções inovadoras para um maior reflexo da presença do Centro na Rua de Santa Catarina, através da criação de uma obra de arte mais ou menos permanente, por via de elementos estáticos ou dinâmicos, com recurso à utilização de elementos tradicionais ou tecnológicos que evidenciem a sua fachada», explica a organização.

A proposta vencedora será premiada com 20 mil euros. Serão atribuídas ainda três menções honrosas no valor de mil euros cada. Mais informações sobre o concurso estão disponíveis em www.viacatarina.pt.

O júri do concurso será composto por representantes da Sonae Sierra, por um representante do Gabinete de Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, pelo Presidente do Conselho Executivo da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e por José Guilherme Abreu, Investigador do CITAR - Porto, Universidade Católica Portuguesa.

O ViaCatarina Shopping é um empreendimento comercial emblemático da baixa da cidade do Porto. A sua localização central na zona comercial mais antiga - Rua de Santa Catarina - bem como a singular arquitectura interior, que reproduz na zona da restauração as edificações tradicionais do Porto, levam a que seja objecto de um elevado reconhecimento por parte dos portuenses e turistas que visitam a cidade. A sua construção, em 1996, foi uma das maiores intervenções urbanísticas até então desenvolvidas, conservando a fachada da antiga sede do jornal O Primeiro de Janeiro.

«Decorridos 17 anos desde a abertura do centro pretendemos agora, e dentro da política de arte pública da Sonae Sierra, introduzir uma nova marca de contemporaneidade na fachada do edifício que seja mais do que uma mera obra e que constitua em si mesma um acontecimento cultural», revela José Duarte Glória, director do ViaCatarina Shopping.

Fonte: Jornal Arquitecturas.



Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA