-
Vencedores da 2ª edição do Prémio Arquétipo – Inovação N41º
23.09.2020
Galardão lançado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos tem como objectivo promover aproximação dos arquitectos à Indústria.

CERIMÓNIA PÚBLICA DE ENTREGA DE PRÉMIOS E INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO DIGITAL
25 SETEMBRO 18h
via Facebook em streaming


Um toalheiro em cerâmica e uma solução de construção em pedra maciça são os vencedores da 2.ª edição do Prémio Inovação N41º do Prémio Arquétipo, anunciou a Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN).
O Prémios Arquétipo, que contam com o apoio do Ministério da Economia, têm como objectivo promover a aproximação entre a Indústria da construção e os arquitectos, procurando ideias com aplicabilidade directa no sector da construção.

“Apesar do desenvolvimento das propostas ao Prémio Arquétipo – Inovação ter decorrido em período de confinamento, devido à pandemia, o resultado desta edição demonstra a persistência dos profissionais arquitectos em encontrar e reinventar soluções ou produtos para o sector da construção”, salientou Conceição Melo, Presidente da OASRN, entidade promotora do galardão.

O prémio teve como parceiras as empresas Arch-Valadares e FILSTONE que desde o início estiveram receptivas a propostas para novos produtos, novas técnicas ou novos conceitos que dessem resposta às necessidades e tendências do sector, permitindo a sua dinamização e valorização.

Os arquitectos José Cardoso e Jérémy Pernet que receberam um prémio de 2.500€, têm agora a possibilidade de se juntarem às equipas de I&D das empresas e estudar o potencial de produção e adaptabilidade das suas soluções. Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao arquitecto Sérgio Mendes, com uma solução de revestimento de paredes e pavimento feito em excedentes da extração de rocha.
O Prémio Master, que inclui um prémio de 6000€ e a criação de um protótipo da ideia escolhida, vai ser conhecido em Setembro, numa cerimónia que deverá contar com a presença do Ministro da Economia.


Lista dos premiados
Prémio Inovação ARCH-VALADARES – José Cardoso – Toalheiro em cerâmica
Prémio Inovação FILSTONE e Prémio Excelência Filstone - Jérémy Pernet – Solução de construção em alvenaria maciça
Prémio Inovação FILSTONE – Sérgio Mendes (Menção Honrosa) – Solução de revestimento de paredes e pavimentos


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA